Eu te repudio!

A cada dia que passa as aulas de Pragmática vão ficando mais interessantes. E engraçadas.

Lembra da novela "O Clone"? (Isso sou eu que estou falando, não a professora)
Algumas vezes, no núcleo da família árabe, o marido ameaçava dizer à esposa três vezes a frase "Eu te repudio!" e a esposa ficava desesperada.
Na tradição árabe, os homens podem se casar com até não sei quantas mulheres. O único meio de a esposa se divorciar do marido é se ele disser a ela "Eu te repudio! Eu te repudio! Eu te repudio!" (três vezes).

A minha professora comentou sobre um filme hollywoodiano da década de sessenta (que eu não vou lembrar o nome agora) que contava a história da esposa de um árabe que, apaixonada por outro homem, queria se divorciar do marido (um velho ranzinza e muito mau). Detalhe: segundo a tradição, a morte do marido não liberta a esposa para se casar com outro, ela tem de ser fiel mesmo ele estando morto.
Um dia deu um pirepaque no velho e ele ficou muito mal, muito próximo de morrer. A mulher ficou desesperada, porque queria ficar livre dele logo pra casar com o amante bonitão. O velho, moribundo, chamou a esposa para bem perto dele, já que mal conseguia falar.
Eis que um raio de bondade passa pelo velho e ele fala:
- Eu te repudio! Eu te repudio... - E MORRE!!!
A moça olhou ao redor. Havia outras pessoas, mas o velho falou muito baixo. Se ela falasse que o velho pronunciou três vezes "eu te repudio!" todos acreditariam. Assim ela ficaria livre para se casar com o bonitão. Mas e a consciência?

E aí? O que aconteceu?

14 comentários:

disse...

A moça ia ficar com peso na consciência se falasse a verdade...
=P

Clau disse...

Ai, meu Deus...
A Altman é f***. Ela não muda nem os exemplos!!! rs...
Ela já deu o "Cristina fuma"? rs...

Ô Roger, você precisa fazer Historiografia Lingüística com ela. É sensacional. Não esperava muito da matéria, mas me surpreendeu!

beijoca

Cilene Mansini disse...

Eu nem ia ter peso na conciência nenhum rss magina ficar sem o bonitão!! rs
Mas enfim, vc já me contou o final ;)

André Henriques disse...

Eu já fui mais fã da Altman... =/

Mas como a língua e discurso são algo muito forte, a moça ficou pra viúva titia! hohoho

disse...

Eu já sei o que acontece! Lá lá lá lá lá!
\o/

Clau disse...

Mônicaaaaaaaaa....Pq vc não me contou? E o e-mail que vc ia me mandar???

Boooooooom, eu acho que ela mente pra ficar com o bonitão, mas ele trai ela com uma moça "que enche uma cama" por quem se apaixona num daqueles mercados de bugigangas.

E a mocinha morre sozinha e com a consciência pesada! Porque era burra e não sabia que homem bonito não enche a mulher de ouro (Ixalá), mas sim de chifre!!!

É isso...

Clau disse...

Ah, e mais um detalhe, pragmaticamente falando....

Quer fazer o favor de tirar o acento do meu nome aí do lado, ó: ------------------------------->

Roger disse...

Pronto, Claudia.
Problema fonológico-autossegmental resolvido ! (rs)

disse...

Ô, Crau, vc não sabe o que acontece?!
Me disseram que essa profa não muda nem os exemplos!!! Ou vai me dizer que vc faltou nessa aula, hein????
rs
;)
Beijocas (pra td mundo) da Moniquinha que tá menos triste.

Clau disse...

Ebaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Moniquinha menos tristeeeeee!

Então, né, eu mesma disse aí em cima que a professora não muda os exemplos...rs...
Masssssss...sabe como é, né, às vezes eu sou coagida por alguns sacripantas a ir pro bar...Neste dia aí, se ela deu esse exemplo aí, não sei não. Ô-ou...

Ajuda a Clau!

Roger disse...

Aaaafff! Sacripantas, Clau???
Acho q ouvi essa palavra uma vez na vida...eu devia ter uns 8 anos...rs

disse...

Roger, falando assim vc vai revelar a idade da nossa amiga! (e a sua tbm!) Hahahaha...
Eu nunca ouvi isso não! Fui até no dicionário procurar!!!
;)

Clau, não vou estragar o post do nosso queridíssimo e pragmatíssimo Rogério. Te mando um e-mail contando(sério mesmo q vc num sabe?!rs).

Beijos da Moniquinha que tá ficando feliz e boboca de novo! (graças a todos vcs meus queridos!)
=D
Ueba!
\o/

Roger disse...

PAAAARA TUDO!!!
Eu vou explicar o que aconteceu no próximo post, ou seja, sábado.
Calma...

Clau disse...

Ai, que demora!
Vai logo, né, Roger...
(tô enganando bem, Mônquida?)