Máximas (e ótimas!) Conversacionais

Pra variar, aula de Pragmática.
O assunto dessa vez eram as Implicaturas de Grice e as Máximas Conversacionais.
Que, pra mim, deveriam se chamar Ótimas Conversacionais, porque são óóótemas!


Quebra da Máxima da Quantidade (informe só o que for necessário):
- Joãozinho, já é tarde! Você já fez a lição de casa e escovou os dentes?
- Já, mãe! Já fiz a lição sim!


Quebra da Máxima da Relevância (diga só o que é relevante):
- Você me ama?
- Você é a pessoa mais legal que eu conheço.

o guarda: - Esse carro está estacionado em local proibido. O carro é seu?
o motorista: - Boa tarde, seu guarda! Que chuva, hein?

- Você comprou o que eu pedi?
- Eu tentei.

Quebra da Máxima de Modo (seja claro, específico):
- Ele estava sendo econômico com a verdade.

Quebra da Máxima da Qualidade (diga somente o que você acredita que seja verdade):
o americano: - O capital do Brazil ser Buenos Aires, right?
o brasileiro: Exatamente! E nós falamos espanhol e o presidente do Brasil é o Maradona!

Hehehe...

9 comentários:

André Henriques disse...

Sem isso, como aconteceriam as piadas, né?! As 'entrelinhas' são fantásticas!!! hahahahaha

Clau disse...

Hahahaha...Muito boa a do guardinha com o carro!!!
Vou adotar!

Roger, vamos fazer uma promessa, uma novena e rezar o terço pra hoje à noite, ok? Preciso de muuuuuuita luz...Na verdade, um holofote!

beijossss

Olivia disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA vc e suas aulas sao o MAXIMA, right? A nao-quebra da maxima da diversao! =)

fala pra sua profis vir da aula pra mim? =D
As trevas do saramago sao muito profundas, mas as suas sao mais legais.
Bjos

disse...

Alguma coisa boa tinha que ter nessa tal Lingüística... ha ha ha!! Brincadeira, amigo, amigo...
:)
Amei!
Gosto mais da "Vc me ama?"

rs

Clau disse...

Moniquilda, tá nem louca de falar mal da lgstica, néam?
Te pego, mano!
=P

Roger disse...

Cláááudia!
Ameeei a 2a prova da Evani.
Acho q fui super bem!
Eu tava precisando tanto...rs
E vc, foi bem?

Anônimo disse...

Eu nem sabia que isso existia... (o estudo disso, digo).

disse...

Eu não falo mal da lingüística... imagina!!!
:)

Roger, não tem mais pra contar pra gente? Essa é a parte divertida da brincadeira!
;)

Clau disse...

Roger!!!
Você sumiu, kiidinho!
Volta!
Aparece!
Escreve!

beijos